quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Teoria de Vygotsky e a prática de Jesus

Lev S. Vygotsky (1896-1934)

Esse senhor, professor e pesquisador foi contemporâneo de Paiget e teve grande obra na pequisa e estudos do aprendizado. E isso me chamou muito a atenção, pois hoje cada vez mais tenho vivido e ouvido que as igrejas e as pessoas devem ser discípulos, fazer discípulos e se relacionar. Fiquei com essa idéia praticamente a semana toda. Como Jesus fez para que seu grupo tivesse todo o conhecimento(do grande Mestre) passado adiante? Já que a literatura era algo muito raro e os meios de comunicação eram inexistentes?
Jesus usou daquilo que Vygotsky quase 1900 anos depois transformaria em teoria. Ele [Vygotsky] construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do indivíduo como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
Ou seja, basicamente Jesus inseriu seus 12 num contexto de proximidade onde a inter-relação entre eles é a grande forma de transmissão de mensagens, conteúdo e aprendizado. Em sua teoria existem, pelo menos dois níveis de desenvolvimento identificados por Vygotsky: um real, já adquirido ou formado, que determina o que a criança já é capaz de fazer por si própria, e um potencial, ou seja, a capacidade de aprender com outra pessoa.
E nisso o professor (no caso do discipulador) tem o papel explícito de interferir no processo, diferentemente de situações informais nas quais a criança aprende por imersão em um ambiente cultural. Portanto, é papel do docente provocar avanços nos alunos(discípulos) e isso se torna possível com sua interferência na zona proximal.
Para ele, o sujeito não é interativo, porque forma conhecimentos e se constitui a partir de relações intra e interpessoais. É na troca com seu próximo e consigo próprio que se vão sendo aceitos os conhecimentos, papéis e funções sociais, o que permite a formação de conhecimentos e da própria consciência (do q está sendo colocado diante do discípulo como desafio).
Trata-se de um processo que caminha do plano social - relações interpessoais - para o plano individual interno - relações intra-pessoais.
Então o que Jesus fez foi exatamente isso, ao invés de teorizar sobre e discursar sobre a melhor metodologia de ensino-aprendizado, Ele simplesmente chamou para si, para perto de si, aqueles que precisavam receber alguns cuidados, ensinamentos mais aprofundados.

Um comentário:

Congresso de Educação disse...

Bem legal sua exposição sobre a teoria de Vygotsky e a relação com a prática de Jesus.
É interessante perceber-mos como Deus na sua infinita sabedoria, inspirou e ensinou aos homens. Ele realmente é o nosso modelo.
BJ.